O que é o CDB?
Esse conteúdo pode parecer óbvio, mas algumas pessoas realmente confundem os termos, eu explico mais à frente o porquê desse artigo.
O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um título de renda fixa emitido por instituições Bancárias, essa é a forma mais comum de captação dos Bancos. Ao investir em um CDB, o investidor está emprestando dinheiro ao banco, que, em troca, promete um retorno geralmente maior do que a poupança. O retorno pode ser prefixado ou pós-fixado, onde esse último é o mais fácil de achar nas corretoras/Bancos, e as taxas dependem da contratação realizada.
E a taxa CDI?
O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa que serve como referência para diversos investimentos, incluindo os CDBs. O CDI é calculado com base nas médias das operações de empréstimos entre bancos, e sua principal função é proporcionar um indicativo de rentabilidade para aplicações de renda fixa. Quando as pessoas falam que estão investindo no CDI, na verdade, elas estão se referindo a investimentos cujo rendimento está atrelado a essa taxa, por isso nasceu esse artigo, o correto é dizer, por exemplo: “Estou investindo em um CDB que rende 100% do CDI”.
Resumindo as diferenças
É importante entender que o CDB é o título que você pode comprar, enquanto o CDI é a taxa que remunera esse título e não um investimento por si só. Essa confusão pode levar a equívocos, já que o CDI serve apenas como um parâmetro de comparação de rentabilidade e não como um ativo.
Finalizando
A partir de hoje, você não errará mais e irá corrigir as pessoas que dizem que investe no CDI, aumentando ainda mais a forma correta de se pronunciar, melhorando a educação dos futuros investidores. Ao investir no CDB, respeite o seu perfil de investidor e não esqueça que contém riscos de crédito, mercado e liquidez.