Se você está começando a investir ou quer entender melhor como avaliar uma empresa antes de aplicar seu dinheiro, é fundamental conhecer os indicadores de rentabilidade. Eles ajudam a responder uma pergunta simples, mas poderosa: “Essa empresa está tendo uma rentabilidade positiva em relação ao valor investido?
O que são esses indicadores?
Indicadores de rentabilidade são ferramentas que medem o quanto uma empresa ganha (ou perde) em relação aos recursos que ela utiliza ou aplica. Eles mostram se o negócio é eficiente em transformar investimentos em lucro, garantindo maior tranquilidade na hora da aplicação pelo investidor.
1. ROI – Retorno sobre o Investimento
O ROI mostra quanto uma empresa ganhou em relação ao total que foi investido pelos sócios na abertura da empresa e nos próximos anos. Pode ser usado para medir o desempenho de uma ação, de um projeto ou até de uma campanha de marketing.
Fórmula: ROI = Lucro Líquido / Investimento x 100
2. ROE –Retorno sobre o Patrimônio Líquido
O ROE mede o quanto de lucro a empresa gera em relação ao dinheiro dos sócios ou acionistas que foi retido no negócio(também chamado de patrimônio líquido). Ou seja, ele mostra o quanto o capital dos donos está sendo bem utilizado.
Fórmula: ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 100
3. ROA –Retorno sobre Ativos
O ROA mostra quanto a empresa ganha em relação a tudo o que ela possui — suas máquinas, imóveis, dinheiro em caixa, estoques etc. É uma medida da eficiência com que os ativos da empresa geram lucro.
Fórmula: ROA = Lucro operacional / Ativos x 100
Concluindo
Nenhum indicador deve ser analisado sozinho. ROI, ROE e ROA são ótimos pontos de partida, mas o ideal é combiná-los com outros dados como lucro por ação, endividamento, crescimento de receita e muito mais.
Devemos usá-los para comparar empresas do mesmo setor, ou com resultados anteriores da mesma empresa, com o objetivo de avaliar a eficiência da gestão e decidir se vale a pena investir.
Esses indicadores são ferramentas poderosas para ajudar você a fazer escolhas mais inteligentes como investidor. Agora que você sabe como eles funcionam, use esse conhecimento a seu favor e comece a analisar suas empresas preferidas com mais confiança.