Imagens: Pixabay
ETF é a sigla para Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice negociado em bolsa. Trata-se de um fundo fechado, com gestão passiva, criado para acompanhar o desempenho de um índice, carteira de ativos ou até mesmo de um ativo específico.
Na prática, o ETF permite que o investidor aplique recursos em vários ativos de uma só vez, por meio da compra de uma única cota negociada na bolsa de valores.
Ao adquirir uma cota, o investidor passa a ter, de forma indireta, participação em todos os ativos que compõem a carteira teórica do índice de referência, respeitando as mesmas proporções. O papel do gestor é manter essa composição sempre alinhada ao índice acompanhado.
Como funcionam na bolsa de valores
Os ETFs são negociados no mercado à vista da bolsa, da mesma forma que as ações. Isso significa que podem ser comprados e vendidos durante o pregão, com preço variando conforme a oferta e a demanda.
O objetivo do ETF é replicar as variações do índice de referência, antes de taxas e despesas. Ele não busca superar o mercado, mas sim acompanhá-lo.
Exemplo: BOVA11 segue e replica o índice IBOVESPA.
Principais características
- Código de negociação: formado por 4 letras maiúsculas, que representam o nome do fundo, seguidas do número 11, que identifica cotas de fundos negociados em bolsa
- Cotação: expressa em reais por cota, com duas casas decimais
- Liquidação: física (A cota) e financeira (Dinheiro)
- Prazo de liquidação: D+2, a partir da data da negociação
- Mercado: à vista
- Lote padrão:
- Mercado primário: definido pelo emissor
- Mercado secundário: 1 cota
Tipos mais conhecidos
ETFs de Renda Fixa
Os ETFs de renda fixa buscam refletir as variações e a rentabilidade, antes de taxas e despesas, de índices ou ativos de renda fixa. Suas carteiras são compostas, em sua maioria, por títulos públicos ou títulos privados, seguindo a estrutura do índice de referência.
ETFs de Renda Variável
Os ETFs de ações representam uma aplicação em uma carteira diversificada de ações. O desempenho acompanha, de forma geral, a performance de um índice de mercado, antes de taxas e despesas, como índices amplos ou setoriais.
Outros tipos disponíveis no mercado
- BDRs de ETFs
- ETFs de ativos internacionais
- ETFs de criptomoedas
- ETFs multiativos
- ETFs de commodities
Vantagens para o investidor
- Taxa de administração geralmente menor do que a de fundos tradicionais
- Diversificação automática, já que a carteira segue um índice
- Facilidade de negociação, com compra e venda em bolsa como ações
- Transparência, permitindo acompanhar diariamente o desempenho do índice de referência
- Acesso simplificado a diferentes mercados e classes de ativos
Os ETFs se consolidaram como instrumentos amplamente utilizados no mercado financeiro, principalmente por combinarem diversificação, simplicidade operacional e custos reduzidos. Considerados por muitos como, o futuro do mercado financeiro.













