Imagem: Pexels
O Tesouro Renda é de título vinculado à dívida do governo federal, eles foram criados com o intuito de proporcionar uma alternativa segura e viável para os investidores que buscam rentabilidade acima da inflação, especialmente para aqueles que desejam construir uma renda passiva. Além de sua segurança, o Tesouro RendA+ se diferencia de outros investimentos disponíveis no mercado, como ações e fundos de investimento, pela sua estrutura transparente e pela facilidade de acesso, o investidor pode adquirir esses títulos pela plataforma do Tesouro Direto.
Uma de suas principais características é a previsibilidade de renda futura, oferecendo diferentes prazos, permitindo que os investidores escolham a que melhor se ajusta ao seu perfil financeiro e horizonte de investimento. Entre as opções disponíveis, os investidores podem optar por títulos que pagam juros prefixados mais o IPCA que são resgatáveis ao final do período de aportes em forma de renda mensal e com vencimento com outro prazo a frente, ou seja, nessa data de vencimento você para de receber sua renda, que tem uma duração de vinte anos.
Para garantir mais renda após esse vencimento, é aconselhável comprar 2 ou 3 títulos com vencimentos diferentes, isso te dará mais segurança caso sua previsão de vida esteja errada. Sim você deve fazer sua estimativa de vida e aplicar nos títulos com vencimentos diferentes, um vence com 20 anos quando o investidor começa receber renda e o outro vencerá em mais 20 anos após o vencimento do primeiro título comprado.
Vantagens de investir no RendA+
O título apresenta diversas vantagens que o tornam uma alternativa atraente para aqueles que buscam a sua aposentadoria no futuro, a sua previsibilidade de retorno é o mais elogiado, pelos analistas.
– O investidor escolhe uma data de aposentadoria e garante um salário complementar por 20 anos.
– Sem cobrança de Taxa de Custódia da B3 para quem carregar o título até o vencimento.
– O salário recebido por 20 anos é mensalmente corrigido pela inflação, garantindo assim o poder de compra.
– É possível começar a investir com aproximadamente R$ 30.
Além disso, a liquidez dos títulos do Tesouro RendA+ é outro fator que favorece sua escolha, após respeitar o prazo de carência de 60 dias, que nada mais é do que os dias em que você não pode vender o título. Durante o recebimento da renda o investidor poderá vender seu investimento para outro interessado sem nenhum problema.
Os baixos custos também são um ponto positivo, o investidor que receberá até seis salários mínimos não pagará as taxas de custódia, e será cobrado 0,10% a.a. sobre o excedente para quem vai receber mais de seis salários.
Considerações finais
Cuidado com a marcação a mercado, que é o valor do título que o mercado estará negociado no momento, lembre-se que a principal função desse investimento é formar renda para a aposentadoria e não é fazer trade, caso você não venda o título antes do vencimento o Tesouro Direto vai te pagar todo o valor combinado.
Como esse investimento é de renda fixa, será cobrado o imposto de renda pela tabela regressiva que você pode ver abaixo, esse imposto é cobrado apenas sobre o lucro e não sobre todo o aporte financeiro.
Caso queira fazer uma simulação para saber qual o título é o mais ideal para você, apenas colocando sua idade atual e a da sua aposentadoria, a renda que você quer e valor que já tem investido, aconselho a usar o Simulador do Tesouro que é tão simples de usar como o de investir nesses título.
Fonte: Tesouro Direto