O que é o aluguel/custódia remunerada?
O aluguel de ativos é uma prática que permite aos investidores a locação temporária de ações e outros ativos. Esse mecanismo tem como principal objetivo facilitar a operação de venda a descoberto, onde o locatário (pessoa que aluga de outra) busca lucrar com a queda nos preços dos ativos. Na essência, o investidor doador (dono do ativo alugado) disponibiliza seus ativos a um locatário, que os utiliza por um determinado período, pagando uma taxa de aluguel em troca.
Os ativos que podem ser alugados incluem ações, units, ETFs, fiagros, BDRs de ETF, BDRs patrocinados e não patrocinados Nível I, FIIs e Fundos de Investimentos em Participações. O processo de aluguel é administrado pela B3 e facilitado por intermediários, como corretoras, que atuam como agentes de custódia, garantindo a segurança das transações, tudo de forma automática.
O empréstimo de ativos ganha destaque por sua importância na liquidez, isso facilita o trabalho dos Traders na hora de contratar o serviço, já que muitas corretoras não deixam alugar ativos com baixa liquidez.
Vantagens da custódia remunerada
Uma das principais vantagens é a geração de uma renda passiva adicional. Ao ativar essa função, os investidores podem obter um retorno sobre suas participações, mesmo quando não estão negociando ativamente no mercado. Essa renda, embora possa ser considerada baixa em comparação com outras opções de investimento, proporciona um fluxo de capital que pode ser reinvestido ou utilizado como bem quiser. Além disso, os doadores têm a propriedade dos ativos, o que significa que ainda se beneficiam dos dividendos e potenciais valorização.
Outra vantagem é a flexibilidade, pois os ativos podem ser vendidos pelo dono a qualquer momento, mesmo que esses estejam sendo alugados no momento, sem perder a remuneração do tempo alugado.
Análise de rentabilidade: vale a pena?
A rentabilidade é um tema frequente entre investidores e analistas. O aluguel de ativos pode oferecer vantagens que merecem atenção, ele tende a gerar uma fonte de renda passiva extra. Dados recentes indicam que, em média, o retorno pode variar normalmente entre 0,1% e 2% ao ano, dependendo das condições de mercado e da liquidez dos papéis esse valor pode ser bem maior. Esse retorno, embora possa parecer modesto à primeira vista, oferece uma alternativa a mais de renda na bolsa, portanto sim, vale a pena.